Desde junho, o projeto vem preparando as modelo que foram selecionadas a partir de um chamamento público, valorizando a pluralidade de corpos, histórias e vivências.
O projeto da estilista Thalita Lobo foi um dos projetos contemplados pelo FAC, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, em 2024 e realizará um desfile unindo moda com a valorização do contexto cultural e histórico de Planaltina, aliado ao movimento de “corpos positivos” a partir de modelos plurais. O evento acontecerá no dia 17 de agosto, sábado, na Praça Salviano Monteiro Guimarães (Praça do Museu), no Setor Tradicional de Planaltina, a partir das 19h.
Idealizadora do projeto, a estilista Thalita Lobo, destaca o cuidado com a representatividade da cidade e também das mulheres. “Em todo processo de criação dos looks, em cada desenho, houve um processo criativo que uniu amor e respeito pela cultura de Planaltina. “Não poderia ser diferente com a seleção de modelos, são mulheres com trajetória de vida, onde a beleza das suas vivências somente reforça a beleza estética em todas as suas particularidades” , comenta Thalita.
Serão 20 looks desfilados, com o conceito de demonstrar por meio da moda o contexto cultural de Planaltina. Os modelos contam com peças exclusivas e, até mesmo, tecido pintado à mão. “Nenhuma peça será igual a outra, cada pessoa terá uma peça com seu toque exclusivo”, ressaltou a estilista planaltinense.
O PROJETO
“Planaltina, no Coração do Planalto Central” é um projeto inovador idealizado pela estilista Thalita Lobo, que tem em vista valorizar e difundir a moda no Distrito Federal, destacando o trabalho de artistas independentes de Planaltina. Com foco em produção periférica, diversa e inclusiva, o projeto selecionará modelos com corpos diversos representando a pluralidade da mulher, para ensaio fotográfico e modelagem, culminando em um desfile de encerramento aberto ao público. O projeto foi selecionado pelo FAC, fundo de apoio a cultura, da Secretaria de Cultura do DF.
Os projetos inscritos e aprovados pelo Fundo de Apoio á Cultura (FAC) cumprem um cronograma para a aprovação com fases de admissibilidade e mérito cultural. Na fase de admissibilidade há a análise de documentos, dentre eles a anuência dos espaços que serão utilizados. “Planaltina, no Coração do Planalto Central” conta com a anuência da administração regional da cidade, onde o espaço foi liberado para o uso.
PROGRAME-SE
Desfile do projeto Planaltina, no Coração do Planalto Central
DATA: 17 de agosto de 2024
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Praça Salviano Monteiro Guimarães (Praça do Museu), no Setor Tradicional de Planaltina
Além do desfile haverá show da Dj Ketlen no encerramento.
Comments