EM ABRIL: ESPETÁCULO "A TRANÇA PERDIDA" CIRCULA POR UBERABA E BRASÍLIA
- Josuel Junior - Editoria
- há 4 dias
- 2 min de leitura
A circulação do espetáculo começa por Uberaba-MG (9 e 10/04) e segue para Brasília-DF (25 e 26/04), Cidade de Goiás (1º e 02/05) e Aparecida de Goiânia (9 e 10/05). Na cidade mineira, a apresentação vai acontecer a partir das 19h30, no Teatro Experimental de Uberaba (TEU). A entrada é gratuita e a aquisição de ingressos pelo Sympla.

O projeto “A Trança Perdida - Circulação” é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura. Criado pela artista goianiense Anna Behatriz, o espetáculo propõe o uso da dança contemporânea e performance como linguagens de reflexão, diálogo e transformação social. O solo foi inspirado por uma fotografia da mãe da artista e aborda temas como: memória, envelhecimento e conexões entre gerações de mulheres.
“A Trança Perdida aborda temas existenciais como a relação paradoxal entre vida e morte em que, a conexão entre duas mulheres com processos de envelhecimento e longevidade estão entrelaçados, engendrados e distintos. Tudo isso, produz esperas de vida que lentamente estremecem certezas relacionadas à passagem do tempo”, evidencia a artista Anna Behatriz.
Ainda segundo a artista, o momento mais emocionante do solo é o final. Pois é o momento denso e ao mesmo tempo delicado em que tudo foi vivido nos dançares, nas cenas anteriores do trabalho. “Ali é onde meu corpo está mais poroso para sentir o que está ao redor com mais intensidade, no fim o que meu corpo produziu durante todo o espetáculo, é excretado por todos os poros”, complementa.
Dança contemporânea
De acordo com a intérprete Anna Behatriz, os espaços que abarcarão o espetáculo promovem e garantem a formação sensível, estética, poética, intelectual e crítica do público, especializado, e não especializado na área das artes da presença. “A Trança Perdida é um trabalho criado e desenvolvido fora de circuitos artísticos brasileiros já consolidados, mas que estão em consonância com a produção de conhecimento em processos de criação alinhados às artes contemporâneas brasileiras”, explica.
O espetáculo tem a duração de 47 minutos e a classificação é de 12 anos. O projeto busca democratizar e descentralizar o acesso à dança contemporânea e processos de criação que historicamente tem sido restrita a nichos elitizados. Esta abordagem não apenas amplia o alcance cultural, mas também fomenta a criação de novas relações entre participantes e sociedade.
PROGRAME-SE
Assunto: Circulação “A Trança Perdida”
Quando: quarta-feira (09/04) e quinta-feira (10/04), às 19h30
Onde: TEU - Teatro Experimental de Uberaba (R. Padre Zeferino, 988 - Fabrício)
Ingressos: Sympla
Mais informações: @atrancaperdida e/ou @annabehatriz.artista
Entrada gratuita!