Exposição será aberta no dia 1º/4 como parte do Portas para a Arte, projeto da Fundação Bienal do Mercosul

Com 35 anos de carreira e uma obra que adquire cada vez mais destaque em coleções privadas e espaços arquitetônicos, Ricardo Aguiar abre a exposição individual “O oculto da pedra bruta”, na terça-feira (1º/4), às 17h. Com curadoria de José Francisco Alves, a mostra integra a programação do Portas para a Arte, projeto da Fundação Bienal.
“A exposição reúne obras com estruturas segmentadas e polidas, com jogo de cortes e encaixes, proporcionando efeitos dinâmicos e fragmentados; também obras de formas simplificadas e arredondadas, lembrando um pássaro ou uma forma natural suavizada pela erosão”, descreve, analiticamente, o curador, que é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte e professor de escultura em pedra no Atelier Livre Xico Stockinger, em Porto Alegre.
Alves acrescenta que “o contraste entre texturas, partes lisas com camadas rugosas, cria efeitos de equilíbrio e leveza. Há acabamentos lisos e altamente refletivos em contraste com superfícies texturizadas, a reforçar o apelo tátil das esculturas”.
Aguiar trabalha basicamente com mármore, basalto e granito, e considera o desenho fundamental na sua atividade. Usa-o como ponto de partida para o trabalho que, a seguir, é modelado em gesso ou argila. Arredio a rótulos, o artista diz que precisa se sentir livre para criar suas obras, predominantemente abstratas.

Quem visitar o atelier, de fachada vermelha, nem precisará adentrá-lo para começar a apreciar a arte de Aguiar. Já no jardim da entrada deparará com peças de grande porte em meio ao verde das plantas. Nos fundo do atelier, há outra área ao ar livre, que também reúne trabalhos artísticos.
O vernissage terá status de inauguração oficial do atelier, ocupado pelo escultor desde 2019. Em duas ocasiões anteriores, imprevistos impediram a abertura festiva para convidados, colecionadores, amigos. A primeira por conta da pandemia e a segunda em razão da enchente de maio do ano passado.
“Desta vez, com certeza, vivenciaremos a alegria de confraternizar com nossos amigos e amigas”, declara Aguiar, um dos mais ativos escultores gaúchos da atualidade, que, entre tantos trabalhos e ações, esculpiu uma fonte em granito para o renomado artista Vik Muniz, na Gávea, no Rio de Janeiro.
PROGRAME-SE
Exposição “O oculto da pedra bruta”, de Ricardo Aguiar
Curadoria: José Francisco Alves
Abertura: 1º de abril (terça-feira), às 17h
Visitação: de 3 a 20 de abril, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Endereço: Rua 3 de Maio, 115, bairro Floresta, Porto Alegre
Entrada franca
Commentaires