top of page
Josuel Junior - Editoria

ESPETÁCULO "KAFKA E A BONECA VIAJANTE" OCUPA O CCBB RIO

Com dramaturgia de Rafael Primot e direção de João Fonseca, montagem inédita reúne no elenco Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

Foto: Ale Catan

Referência obrigatória na literatura mundial do século XX, o escritor Franz Kafka (1883-1924) teria vivido, já no fim da vida, uma história curiosa. Ao caminhar por uma praça perto de sua casa, encontrou uma menina que chorava por ter perdido sua boneca. Sensibilizado pelo sofrimento da criança, ele passou a escrever cartas à menina como se fossem enviadas pela boneca, em que descrevia suas incríveis aventuras pelo mundo. A bela e intrigante história já foi contada em livros, contos e peças, mas até hoje não há provas de que realmente tenha acontecido – as cartas jamais foram encontradas, tampouco a dona da boneca. Com dramaturgia de Rafael Primot, direção de João Fonseca e direção musical de Tony Lucchesi, o espetáculo Kafka e a boneca viajante é inspirado em uma dessas versões – o livro homônimo do escritor catalão Jordi Sierra i Fabra – e ocupa o palco do CCBB RIO até 30 de julho, com Alessandra Maestrini, André Dias, Carol Garcia e Lilian Valeska no elenco. Idealizada pelo empreendedor cultural Felipe Heráclito Lima e produzida por Maria Angela Menezes e Amanda Menezes, a montagem inédita tem patrocínio da BB Seguros e realização do Centro Cultural Banco do Brasil. Depois da temporada carioca, o espetáculo seguirá em turnê por São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e São Luís.

A narrativa não linear reforça o ritmo ágil da montagem, alternando passado, presente e futuro, assim como a realidade vivida pelo Sr. K (Kafka, vivido por André Dias), sua esposa Dora (Lilian Valeska) e a menina Rita (Carol Garcia) é atravessada pelo mundo ficcional das cartas, onde Brígida, a boneca interpretada por Alessandra Maestrini, ganha vida. A metalinguagem é outro recurso utilizado. Na construção da mise en scène, destaca-se também o trabalho de direção de movimento de Márcia Rubin.

A trilha é um caso à parte e se impõe como elemento dramatúrgico. No repertório, interpretado pelo elenco, estão músicas de artistas como Caetano Veloso, Candeia, Cartola, Chico Buarque, Djavan, Lenine, Raul Seixas e Rita Lee e até uma composição inédita assinada por João Fonseca e o diretor musical Tony Lucchesi, que também assina os arranjos. “

A cenografia de Nello Marrese reforça o simbolismo da passagem do tempo, seja do fim da vida do escritor, da transformação da menina em mulher e da viagem da boneca pelo mundo. Cubos, alguns móveis, um móbile, selos, carimbos, além de um fundo neutro para valorizar o desenho de luz criado por Paulo César Medeiros, compõem a cena. João Pimenta criou figurinos que remetem à época em que Kafka viveu seus últimos anos, na década de 1920.


KAFKA E A BONECA VIAJANTE

Adaptação do romance de Jordi Serra i Fabra

QUEM FAZ

Alessandra Maestrini - Brígida, a boneca

Carol Garcia - Rita, a menina

André Dias - Sr. K (Kafka), soldadinho de chumbo

Lilian Valeska - Dora, Gaivota

Dramaturgia - Rafael Primot

Direção - João Fonseca

Direção musical - Tony Lucchesi

Direção de movimento - Marcia Rubin

Programação visual - Carlos Nunes

Cenário - Nello Marrese

Iluminação - Paulo Cesar Medeiros

Figurino - João Pimenta

Visagismo - Everton Soares

Fotos - Ale Catan

Idealização - Felipe Heráclito Lima

Produção Executiva - Luiza Toré

Direção de produção - Amanda Menezes

Coordenação de Produção - Maria Angela Menezes

Administração - Sevenx Produções Artísticas

PROGRAME-SE

Temporada: de 22 de junho até 30 de julho de 2023

Horário: de quinta a sábado, às 19h30, domingo às 18h

Local: Teatro II – Centro Cultural Banco do Brasil

Capacidade: 155 lugares

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro / RJ

Informações: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Classificação indicativa: livre

Duração: 90min

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Clientes Banco do Brasil pagam meia-entrada com Ourocard

À venda na bilheteria física ou no site bb.com.br/cultura

Siga o CCBB nas redes sociais:

Comments


bottom of page