O projeto "Preto em Movimento", com Leno Sacramento, é um Circuito Artístico que sai de Salvador/BA para desembarcar em Brasília/DF, e em Cabedelo/PB.

São 10 dias em cada cidade com três espetáculos: En(cruz)ilhada, nas Encruza e Escarro Início, com duas apresentações de cada um e bate-papo com o público no final da sessão. Uma oficina de teatro – Preto Teatrando – com apresentação do resultado final, e relançamento do livro ‘Para Desgraça - uma quarta para não esquecer’. Todas as etapas serão registradas para a construção de um pequeno webdoc, que ficará disponível na rede social do artista @lenosacramento e da sua companhia de teatro, @cia.encruzilhadas.
A programação é completamente gratuita. Acesso a partir de 14 anos. Os espetáculos e os relançamentos do livro terão acessibilidade com tradução em libras.
ESPETÁCULOS
Espetáculo En(cruz)ilhada - O monólogo discute vários temas sensíveis à comunidade negra, como trabalho, estudo, relações, brincadeiras de criança e genocídio. Mostra a vítima sendo conduzida de várias formas a muitas encruzilhadas, sem tempo para descanso. Um episódio de violência, ocorrido com o ator, quando foi baleado por policiais enquanto andava de bicicleta, é também pautado no espetáculo. “Quando eu fiz um ano [de espetáculo], eu tomei um tiro. E no espetáculo temos que falar sobre isso”, afirma Leno Sacramento.
Espetáculo Nas Encruza - No palco, cadeiras vazias aguardam o público para compor o tribunal das ruas. Organizados em círculos, os olhares voltam a atenção para um banco no centro da roda. Ali, um corpo negro será julgado como réu. A trilha sonora é composta por ruídos do dia a dia, briga de vizinhos, latidos de cachorro, encadeados por poesia e relatos verídicos de moradores negros de Salvador. O olhar e a língua matam mais que a bala.
Espetáculo Escarro Início - É um ato performático que traduz a indigesta realidade da população negra e pobre do nosso país, que ao nascer são rapidamente apresentados ao álcool, ao cigarro e às armas. São crianças que nascem e se tornam adultas sendo ludibriadas, em seus direitos à segurança, saúde, educação e cultura.
Leno Sacramento é ator, diretor, produtor cultural e professor de teatro em Salvador, e através de uma linguagem acessível, divertida e direta, consegue envolver a todos ao abordar temas delicados para a comunidade negra. A experiência de 29 anos fazendo parte de um grupo de teatro negro com ações constantes e continuadas, o Bando de Teatro Olodum.
A programação gratuita em Brasília:
● Escola Parque 307/308 Sul, Oficina Preto Teatrando, sábado, 05/04, as 14h; domingo, 06/04, as 10h, 07 a 09/04, segunda a quarta-feira, as 19h.
● Universidade de Brasília, Mostra Oficina Preto Teatrando e Relançamento do Livro "Para Desgraça - uma quarta para não esquecer", quinta-feira, 10/04, às 19h.
● CED São Francisco (Chicão) de São Sebastião, sexta-feira, 11/04, espetáculo En(cruz)ilhada, com bate-papo no final, em duas sessões, as 9h e as 15h.
● Espaço Cultural Renato Russo - Teatro de Bolso Robson Graia, sábado, 12/04, espetáculo Nas Encruza, com bate-papo no final, em duas sessões, as 17h e as 19h. E espetáculo Escarro Início, com bate-papo no final, domingo, 13/04, em duas sessões, as 17h e as 19h.
Programação gratuita em Cabedelo - Fortaleza de Santa Catarina
● Oficina Preto Teatrando, sábado, 17 e 18/05, sábado e domingo, as 15h; 19 a 21/05, segunda a quarta-feira, as 19h.
● Mostra Oficina Preto Teatrando e Relançamento do Livro "Para Desgraça - uma quarta para não esquecer", 22/05, quinta-feira, as 19h.
● Espetáculo En(cruz)ilhada, com bate-papo no final, em duas sessões, 23/05, sexta-feira, as 17h e as 19h
● Espetáculo Nas Encruza, com bate-papo no final, em duas sessões, 24/05, sábado, as 17h e as 19h.
● Espetáculo Escarro Início, com bate-papo no final, em duas sessões, domingo, 25/05, as 15h e as 17h.
QUEM FAZ Ficha técnica Preto em Movimento:
Idealizador, Autor, Ator e Oficineiro – Leno Sacramento
Produção Executiva – Luciene Brito
Trilha Sonora/Operação de Som – Júnior Brito
Guitarra Escarro Início – Léo Lima
Bateria Escarro Início – Vinas Kabeça
Iluminação Trilogia – Marcos Dedê
Rede social Cia Encruzilhadas e designer - Lucila Laura
Roteiro webdoc - Leno Sacramento e Caio Costa
Direção webdoc - Leno Sacramento e Diego Franca
Assessoria de Comunicação – Diego França
Produção local - Cabedelo/PB
Produção Local – Caio Costa, Diego França e Daniel Ferreira
Registro Fotográfico – Bruna Dias
Registro Vídeo – Caio Costa
Produção local - Brasília/DF
Produção Local – João Aguiar e Victor Hugo Leite (vhfro)
“Este projeto foi fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023.”
Comments