Junto com a premiação, um grupo de pesquisa vinculado à Universidade de Brasília lançará um livro-mapa da produção cênica do Distrito Federal
Estão abertas as inscrições para o Mapa da Cena + 3º Prêmio WEB do Teatro do DF. Até 24 de janeiro de 2025, podem ser inscritos projetos, iniciativas, espetáculos, montagens e ações ligadas às artes cênicas do Distrito Federal realizadas nos anos de 2022, 2023 e 2024 mediante cadastro no site www.grupotripe.com/mapadacena. As produções que se cadastrarem participarão de mapeamento da produção de artes cênicas no Distrito Federal, neste ano coordenado pela artista e professora Fabiana Marroni do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Já para participar da premiação, basta marcar a opção na hora do cadastro. A escolha dos vencedores será feita pelo público entre março e abril. O anúncio dos vencedores acontece em maio durante evento exclusivo para participantes. Os mais votados receberão um diploma e constarão na lista de projetos premiados no site do Grupo Tripé. Os interessados podem acompanhar a programação pelo Instagram @grupotripe.
O 3º Prêmio WEB de Teatro do DF é realizado pelo Grupo Tripé e tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Nesta edição, a premiação contemplará as categorias Espetáculo Adulto, Espetáculo Infanto-Juvenil e Primeira Infância, Espetáculo Musical, Espetáculo Solo/Monólogo, Espetáculo de Rua e Espaço Alternativo, Espetáculo de Formas Animadas (Sombras e/ou Bonecos).
Também serão premiados os projetos de Montagem Universitária, Montagem Livre (Teatro de Escola, Escola de Teatro ou Curso Livre). A categoria Espetáculo Local em Circulação premiará produções do Distrito Federal que circularam para fora do DF, seja nacional ou internacionalmente. Já a categoria Projetos e Iniciativas é voltada para todo tipo de ação que não se enquadre como espetáculo e montagem, tais como: festivais, mostras, ações sociais e/ou pedagógicas, eventos, atividades formativas, sites, podcasts, plataformas, ideias, programações especiais de espaços culturais.
Novidade desta edição, os projetos inscritos integrarão uma publicação coordenada pela professora Fabiana Marroni independentemente de serem as mais votadas. A professora conta com um grupo de pesquisa criado pelo Grupo Tripé em parceria com o Instituto de Artes da UnB. A equipe é formada pelos seus co-fundadores Ana Quintas e Gustavo Haeser, além dos pesquisadores Ander Keller, Anna Uchôa, Isadora Lima, Jebs Vicente e Likidah Ferreira, selecionados via convocatória pública.
“Nosso projeto agora fica mais parecido com o nosso real intuito: registrar, valorizar, mapear, criar redes, unir e fortalecer a classe, gerar oportunidades e crescer”, informa o Grupo Tripé. “Enquanto classe artística, enquanto polo criativo que deve ser reconhecido e valorizado, enquanto trabalhadores e trabalhadoras, ávidas criadoras integrantes de um tecido enorme, rico, diverso e complexo reconhecido mundialmente: a cultura brasileira”, completa o grupo em, seu comunicado à comunidade das artes cênicas do Distrito Federal.
Sobre o prêmio
Em sua terceira edição, o Prêmio Web de Teatro do DF teve 120 participantes nas edições anteriores, distribuindo mais de 50 premiações. São espetáculos que levaram mais de 100 mil espectadores a teatros e espaços dedicados às artes cênicas e circularam por mais de 50 cidades ao redor do planeta. Além dos prêmios, já ofereceu 11 homenagens a personagens do teatro de Brasília, como Alexandre Ribondi, Hugo Rodas e Iara Pietricovsky.
O projeto Prêmio Web de Teatro do DF nasceu do desejo do Grupo Tripé em colaborar com a memória, a preservação e a valorização da produção cênica e de seus artistas, técnicos e fazedores do Distrito Federal. Além de reconhecer e valorizar os artistas locais de maneira democrática e popular, promover o teatro em ambientes virtuais e incentivar a participação e engajamento do público, o projeto conta com seu aspecto de mapeamento, onde os dados das produções são utilizados para a geração de dados e indicadores sobre a classe artística e seus projetos. Idealizado durante o ano de 2018, foi criado com o intuito de criar novas narrativas acerca do teatro produzido no Distrito Federal e novos entendimentos quanto ao panorama cênico da cidade, gerando assim novas inquietações, questionamentos e crises - terrenos frutíferos para o surgimento de novas ideias que enriqueçam a cadeia cultural, que fortaleçam a classe artística, que a reafirmam como componente de uma economia criativa que deve ser preservada e incentivada.
PROGRAME-SE
Inscrições abertas para o Mapa da Cena + 3º Prêmio WEB do Teatro do DF
Até | 24 de janeiro
Onde se inscrever | www.grupotripe.com/mapadacena
Instagram | @grupotripe
Informações | https://www.grupotripe.com/
Contato | emaildotripe@gmail.com
Realização | Grupo Tripé
Patrocínio | Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF)
Comments