Palavra Mulher: práticas teatrais e narrativas de liberdade, de Jemima Tavares, é uma obra que explora o caminho de autonomia pessoal da autora, em paralelo à condução de uma oficina teatral com seis alunas do ensino médio da rede pública do Gama, Distrito Federal.
Jemima Tavares desenvolveu com o propósito de, por meio da arte, ouvir e contar histórias, fortalecer os processos de empoderamento de jovens mulheres.
Ao longo do livro, a autora aprofunda conceitos como feminismo interseccional, empoderamento feminino e a potencialidade das narrativas na quebra de estereótipos, além de detalhar os planos de aula que embasaram as atividades da oficina.
A obra é uma leitura essencial para quem busca entender o potencial do teatro como prática educativa e transformadora, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Palavra Mulher é, acima de tudo, um convite para a construção de um mundo com menos desigualdades e mais respeito às diferentes existências e histórias
Jemima Tavares é uma artista cênica, mestre e doutoranda em Processos Composicionais para Cena pela Universidade de Brasília (UnB). Nascida e criada no Gama, Distrito Federal, sua trajetória nas artes cênicas se construiu a partir do interesse em narrativas que entrelaçam memória e identidade. Ao longo de sua carreira, Jemima tem se dedicado a explorar o teatro documentário, com destaque para os relatos sobre a memória de mulheres candangas.
Seus projetos artísticos e pedagógicos são marcados por uma abordagem sensível e crítica, com foco no teatro como metodologia de fortalecimento coletivo e consciência social. Além de seu trabalho como pesquisadora, ela também atua como educadora, desenvolvendo oficinas teatrais voltadas para o empoderamento feminino. Nessas oficinas, Jemima utiliza a arte de ouvir e contar histórias como uma forma de promover a autonomia e a reflexão crítica sobre o papel da mulher na sociedade.
Combinando prática e pesquisa, Jemima tem aprofundado suas investigações em torno da fabulação crítica, utilizando a criação de narrativas como uma forma de reinventar e ressignificar memórias individuais e coletivas. Seu trabalho dialoga com questões de identidade, buscando desvendar histórias silenciadas e dar visibilidade a experiências marginalizadas, especialmente as de mulheres.
PROGRAME-SE
Lançamento do livro: Palavra Mulher: Práticas Teatrais e Narrativas de Liberdade
Data: 08/11 - sexta-feira
Horário: 17:00 às 21:00
Local: Livraria Sebinho CLN 406, Loja 44 - Asa Norte, Brasília – DF
Comments