top of page
Josuel Junior - Editoria

"PARA MARIELA", NOVA PEÇA DO GRUPO SOBREVENTO - SP

Trabalho foi criado a partir da linguagem do Teatro de Objetos documental aliado à escuta das crianças que moram nos arredores da sede do grupo, em sua maioria imigrantes bolivianos

Foto: Lauro Medeiros

Abordando o sonho de uma vida simples e o mundo da imigração, a nova peça do Grupo Sobrevento, Para Mariela, celebra os 38 anos de atividade do coletivo. A temporada de estreia acontece entre os dias 6 de setembro e 14 de outubro, com sessões de sexta a segunda, às 20h, no Espaço Sobrevento, no Belenzinho. 


Com direção de Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, o espetáculo trata da busca de um mar utópico a partir do trabalho e do sonho de uma vida mais simples. Ao longo de 18 meses, o Sobrevento visitou escolas, Centros de Imigrantes, ONGs e diversas organizações vizinhas à sua sede – tudo para se abrir para a população do entorno e descobrir as histórias encerradas nos poucos objetos de afeição que essas pessoas guardam.  


O espetáculo explora a busca por um mar utópico, símbolo da infância e dos sonhos perdidos. Baseada em histórias de crianças imigrantes bolivianas da comunidade local, a peça utiliza uma linguagem simples e objetos cotidianos para criar uma narrativa poética e envolvente. A maioria das narrativas foi contada pelas crianças da vizinhança, muitas delas imigrantes bolivianas. Por meio desses relatos, o grupo pôde entender um pouco melhor a realidade e os sonhos que os envolvem. E, ao mesmo tempo, conseguiu reconhecer e compreender melhor a si mesmo. 


Para representar essa realidade, o coletivo explorou músicas e sonoridades de diferentes regiões da multicultural Bolívia: a andina, a aimara, a chaquenha. Esses elementos revelam, aos poucos, o próprio ambiente do espetáculo e a busca do mar perdido, que simboliza tanto os sonhos de um futuro mágico quanto a infância deixada para trás.


A dramaturgia da peça não é linear. No elenco estão Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana.


O grupo tem o objetivo de promover a comunhão de adultos e crianças, cultivando encontros atrativos a todos. Essa, inclusive, foi uma lição aprendida com a própria história do Teatro de Bonecos e dos Teatros Populares. E, por esse motivo, Para Mariela é destinado a um público de idades variadas. 


QUEM FAZ

Criação: Grupo Sobrevento Direção:  Luiz André Cherubini e Sandra Vargas Dramaturgia: Sandra Vargas Elenco: Sandra Vargas, Luiz André Cherubini, Maurício Santana, Agnaldo Souza, Liana Yuri e Daniel Viana Músicos: Goyo (charango) e Lolo (violão e flautas) Iluminação: Renato Machado Figurino: João Pimenta Assistente de Figurinos: Jaqueline Lima e Sofia Duarte Cenografia, direção musical, letras e adaptação das canções: Luiz André Cherubini Cenotecnia: Agnaldo Souza Máscaras e adereços: Agnaldo Souza, Liana Yuri e Mandy Bonecos: Agnaldo Souza e Luiz André Cherubini Assistências confecção bonecos e máscaras: Mosaico Cultural e Giulliana Pellegrini Supervisão Música Boliviana: Juan Cusicanki Técnico de Iluminação: Marcelo Amaral Programação visual: Ato gráfico Fotografia: Lauro Medeiros Registro Audiovisual e Teaser: Icarus Filmes Assessoria de Imprensa: Canal Aberto - Márcia Marques, Daniele Valério e Carina Bordalo


PROGRAME-SE

Para MarielaData: 6 de setembro a 14 de outubro de 2024, de sexta a segunda, às 20h

Local: Espaço Sobrevento - Rua Coronel Albino Bairão, 42 – Belenzinho – a três quadras do Metrô Bresser

Ingressos grátis - reservas no email: info@sobrevento.com.br

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

Acessibilidade: sim

Kommentare


bottom of page