Depois de dois anos entre elaborações, adaptações, ajustes e muita coragem, o multiartista Guilherme Machado lança seu livro, “72 poemas”. Haverá também versão impressa em braile.
A poesia chegou ao geógrafo especialista em gestão cultural Guilherme Machado há muito tempo. Acumulando mais de 15 anos de experiência em diferentes projetos culturais, o autor realiza em fevereiro de 2023 o lançamento de “72 Poemas”, livro que traz muitos elementos que ajudaram na formação sensível como criador artístico.
“72 Poemas” é um livro que reúne poesias selecionadas pelo autor em um esforço de cura e reconhecimento das emoções humanas. Os poemas que compõem as 151 páginas retratam momentos de alegria, otimismo, mas também desânimo e tristeza, aliás, o reconhecimento da fluidez das emoções é um ponto crucial na obra. Os sete capítulos vêm acompanhados de ilustrações de Lucas Pacífico, convidado pelo autor, e a obra recebeu ainda comentário de Sylvia Toledo, escritora, alfarrabista, professora de literatura e autora do livro "Vozes de Opinião".
Da infância, veio o hábito de sempre escrever seus pensamentos em pedaços de papel, guardanapos, cadernos e outras palavras soltas espalhadas pela casa e pela vida. Estimulado pelos versos de Renato Russo, ainda nos anos 1990, passou a compor músicas de violão a punho. Chegou a participar de algumas bandas e parte de suas criações circulam por aí pelas vozes de outros artistas.
Mas há o ritmo do papel, da leitura, algo que só um livro alcança, e isso fez com que o autor sentisse a necessidade de fazer da escrita algo mais sólido e coerente. Assim, passou a escrever metodicamente. Todos os dias, por volta das sete da manhã, descreveu o que sentia e isso se tornou a força que estruturou o livro. “72 Poemas” é o resultado de um processo de criação, mas também de resgate de poemas antigos de Guilherme, que foram amadurecidos com o passar dos anos, por meio de parcerias.
“Primeiro tive a sorte de encontrar a Jacqueline Ortolan, que diagramou o livro de uma forma que me surpreendeu, ali já “parecia livro”, uma sensação maravilhosa. Depois contatei um amigo da música, de Taguatinga, e também ilustrador, que eu sentia que tinha sensibilidade pra entrar um pouquinho no poema e sair de lá com imagens. As ilustrações do Lucas Pacífico são poesias a parte e engrandecem muito essa obra.”, conta o autor.
Com o livro quase pronto, hora de procurar editoras. A Tagore, já admirada por ele , aceitou a parceria e o livro será lançado com recursos do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Serão produzidos também exemplares do livro em Braille em parceria com a Associação Brasiliense de Deficientes Visuais
“Tenho certa admiração pelas pessoas que, na falta de um de seus cinco sentidos, aprimoram os demais. Admiro como, por exemplo, a pessoa surda lê mais substância no mundo com os olhos. Como aquele que não enxerga faz do som sua orientação, e dos aromas... Por isso me lancei também a esse público, a versão braile do livro será distribuída inicialmente na Biblioteca Braille Dorina Nowill, em Taguatinga, e a partir dali em outros lugares buscando esse público que tanto admiro.”, reforça.
CONHEÇA GUILHERME MACHADO
Guilherme Machado é poeta, músico e produtor cultural. Formado em Geografia pela Universidade de Brasília, é servidor do Ministério da Cultura desde 2011 e especialista em gestão cultural desde 2013. Holístico e multifacetado, já trabalhou desde assistente de palco, músico e fotógrafo, passando por coordenador administrativo e produtor executivo, até gestor de projetos pessoais e de outras empresas e profissionais de Brasília e do Brasil. Pelo Ministério da Cultura, trabalhou como Coordenador de Execução da Lei Rouanet, Coordenador de Monitoramento de Convênios, Termos de Fomento e outros instrumentos com ampla gama de objetos culturais, como música, literatura, audiovisual, cultura popular e diversidade. Em 2020, o profissional passou a se especializar em avaliação de impacto de projetos culturais e em 2021 lecionou seu primeiro curso livre, compartilhando o que aprendeu, tanto nos anos de experiência como gestor cultural, quanto em sua linha atual de pesquisa sobre impacto social de projetos culturais. Sobre os desafios da escrita de “72 Poemas”, conclui:
“Demorei a publicar o livro por certa insegurança. Eu não li os clássicos, sei pouco sobre as métricas e classes de poemas. Escrevo um ritmo que me soa bem e uma mensagem que me ajuda a levar a vida. Não tenho grandes pretensões, só a obrigação de compartilhar com o mundo o que tenho de genuíno, de natural, algo que nunca questionei, a poesia.”
PROGRAME-SE
Lançamento em Fevereiro de 2023
Dia 15/02/2023, às 9h, na Biblioteca Braile Dorina Nowill - Teatro da Praça - Taguatinga Centro
A cerimônia contará com uma roda de leitura que ocorre tradicionalmente na biblioteca. Serão entregues ao espaço dois 2 exemplares do livro em braile e com letra ampliada.
LIVRO “72 POEMAS”Autor: Guilherme Machado de Oliveira
Gênero: Poesia
Editora: Tagore
Produção: Guilherme Machado
Diagramação: Jacqueline Ortolan
Ilustrador: Lucas Pacífico
Gestão de Mídias Sociais: Sarah Schmorantz
Assessoria de Imprensa: Josuel Junior
Para adquirir uma versão do livro, acesse o Instagram ou o Whatsapp do autor e consulte o valor:
@poeta.guilherme / Whatsapp: 61 8107-2649
*Este projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal
Comentários