Com uma proposta de compartilhamento e multiplicação de saberes por meio da experiência coletiva de criação de resistência e reação, o projeto CorpoManifesta realizará 78 horas de atividades voltadas à dança na capital.

O projeto CorpoManifesta realizará 03 (três) residências artísticas conduzidas por diferentes mulheres profissionais das artes da cena do Brasil. As pessoas interessadas poderão se inscrever pela internet e vivenciar de perto diferentes metodologias de trabalho. Ao final de cada residência, haverá uma mostra de processos aberta ao público, estimulando e promovendo a sinergia entre artistas e espectadores.
CorpoManifesta será realizado no Centro de Dança, espaço reaberto em 2018 e situado no coração de Brasília, essa cidade plural, multifacetada, com habitantes oriundos de todas as partes do país. O projeto dialoga com uma cidade planejada para poucos, mas que hoje abraça muitas culturas. O ciclo de residências colabora com a imagem do Centro de Dança como como aglutinador de ideias e arte, estimulando a livre criação artística e o pensamento crítico.
MÚLTIPLOS CORPOS, MÚLTIPLAS FORÇAS
Por meio da temática proposta pelo idealizador Edson Beserra às coreógrafas convidadas, tanto o público quanto artistas são convidados a refletir e estimular seus pensamentos críticos a respeito das múltiplas identidades femininas como potências de criação e transformação. As residências contarão com três artistas brasileiras:
Jaqueline Elesbão - artista negra, performer, empreendedora artística, produtora e ativista das questões negras e causas LGBTQIAPN+. Sua carreira profissional se estende por mais de 22 anos com grupos de teatro, dança, projetos e montagens coreográficas com participação em festivais nacionais e internacionais. Suas permissões e dedicações artísticas atravessam a performance, teatro, dança, dublagem e cinema. Idealizadora e fundadora do Coletivo Pico Preto, onde é Diretora artística, diretora do Espaço Caos e instrutora e idealizadora do Pilates Corpas Urgentes, vem desenvolvendo sua pesquisa a partir do resgate do prazer em empreender nas relações e investir em tecnologias que distanciam a lógica capitalista.
Lavinia Bizzotto – artista que iniciou os seus estudos em dança em 1997, com o coreógrafo e diretor Henrique Rodovalho. Integrou a Quasar Cia de Dança ao longo de 10 anos. Lavínia possui duas formações em artes cênicas, uma pelo Curso Profissionalizante de Atores da CAL- (RJ - 2012) e outra como Bacharel pelo Instituto CAL de Arte e Cultura (RJ - 2020). Como diretora de movimento e coreógrafa, vem desenvolvendo uma extensa pesquisa corporal e cênica que tem como característica a hibridez entre as linguagens da dança, do circo, do teatro, da TV e do cinema. Ministra cursos e residências artísticas pelo Brasil e busca se aprofundar em propostas artísticas que lhe possibilitem dar continuar à sua pesquisa corporal e cênica que tem como características a hibridez das linguagens entre Teatro, Cinema e Dança.
Moira Braga - mãe, mulher cega, atriz, mestre em dança pela Universidade Federal da Bahia. bailarina, performer, preparadora de elenco, roteirista, jornalista e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos. É bailarina da Pulsar CIA de dança desde 2013 em diferentes obras da companhia. Mestra em dança pela Universidade Federal da Bahia. Idealizadora, autora e atriz do espetáculo “Hereditária”, seu trabalho mais recente já com duas temporadas no Rio de Janeiro. Em março de 2024 participou como performer da temporada de “Nunca mais Abismos” Idealizado e dirigido por Edu O, no Sesc Pompéia SP. Durante o mestrado no PRODAN-UFBA, 2021/ 2023, desenvolveu o projeto “Entre Nuvens” que resultou na realização de um filme de média metragem, um espetáculo de dança e podcast.
CorpoManifesta é idealizado pelo artista brasiliense Edson Beserra. Edson Beserra - Professor de Dança na UnDF (Universidade do Distrito Federal), é Doutorando em dança pelo PPGDança-UFBA e mestre em dança pelo PRODAN- UFBA. Profissional da dança com carreira consolidada durante mais de 30 anos de atuação, Edson é candomblecista e trabalha como coreógrafo, intérprete, professor, dramaturgista, diretor, curador e produtor. Como dançarino atuou em algumas das mais renomadas companhias de dança do País como Grupo Corpo Cia de Dança, a Cia de Dança Deborah Colker e a Quasar Cia de Dança. Como coreógrafo e diretor coleciona mais de quinze obras de dança, teatro e circo.
“Esta é a segunda edição de corpomanifesta, um projeto de residências artísticas idealizado por mim, contemplado pelo FAC, que vem me trazendo incríveis respostas sobra a capacidade do corpo como contador de histórias, como acervo vivo, ancestral e ao mesmo tempo atual. A primeira edição realizada em 2022 desdobrou-se em residências ministradas na Escola de Dança da UFBA, no MAM de Salvador e na Escola de Dança da FUNCEB, todos espaços soteropolitanos. Para esta edição convido três mulheres plurais incrivelmente potentes como criadoras, como artistas, compromissadas com o mundo, com a arte e com o corpo como veículo de transformações. Tenho as melhores expectativas e a absoluta certeza de que provocarão experiências únicas, catalisadoras dos diversos manifestos do corpo, pelo corpo, com o corpo e para corpos, também plurais”, comenta o idealizador.

O conceito de Residência Artística é uma das formas mais características de apoio e incentivo ao desenvolvimento das artes e, a partir dos anos 80, consolidou-se em várias cidades da Europa, Estados Unidos, Canadá e Japão. A residência é uma plataforma para atuação e reflexão sobre práticas artísticas, centrada na necessidade de pensar a produção de forma crítica como geradora de conhecimento.
Todas as ações do projeto são dirigidas ao público jovem e adulto, com faixa etária a partir de 16 anos. Espera-se atingir professores, artistas e pesquisadores das artes cênicas, além da comunidade em geral, que será convidada a também sentir, provocar e refletir por meio de investigações cênicas diversas.
A ideia é estimular a criação coletiva com respeito às individualidades e identidades de cada pessoa, pode ser a potencial ferramenta transformadora dos próximos anos de nossa existência. Residência artística é resistência, é compartilhamento, é reação e manifestação!
INSCREVA-SE
PROJETO CORPOMANIFESTA
07/04 a 12/04 Residência com Jaqueline Elesbao (BA)
05/05 a 10/05 Residência com Moira Braga (BA)
02/06 a 07/06 Residência com Lavínia Bizzotto (RJ)
Local: Sala 3 do Centro de Dança do DF - St. de Autarquias Norte Q 1 -
Horário das Residências: 18h às 22h segunda a sábado. No último dia de cada residência haverá uma mostra de processos aberta ao público e à comunidade, com entrada franca.
Público- alvo: artistas da cena que se interessam pelo movimento.
LINK PARA INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGtIWdk0osf6HwYeMhVMCKJbUinOYeav5Kc427lyn2kaCWrQ/viewform
Informações pelo e-mail: corpomanifesta@gmail.com, com o assunto Residência com (Nome da pessoa que irá ministrar), ou pelo perfil @corpomanifesta, Instagram do projeto.
O projeto é produzido pelo coletivo Composto de Ideias tem o apoio da UnDF – Universidade do Distrito Federal, por meio do FIA – Festival Integrado de Artes e do Centro de Dança do DF e conta com o patrocínio do Fundo De Apoio a Cultura da SECEC-DF.
Comments