top of page
Josuel Junior - Editoria

PROJETO "MULHERES FORTES" PROMOVE AULAS GRATUITAS DE CAPOEIRA NO RIACHO FUNDO I - DF

Entre agosto e novembro, a iniciativa oferece uma programação diversificada que inclui também rodas de conversa e lives temáticas.

Mulheres Fortes_ Elisete Pereira, Professora Kekel e Arte-educadora Cigana

Com o intuito de empoderar mulheres por meio da capoeira, promovendo cultura, diálogo e solidariedade, o projeto “Mulheres Fortes” oferece uma série de atividades gratuitas para o público feminino. A partir de agosto, aulas de capoeira e rodas de conversa, intituladas de “Diálogos de Paz”, acontecem na Associação Cultural Arena Lutas, localizada no Riacho Fundo I. A iniciativa expande as fronteiras do nosso Quadradinho e promove, em ambiente virtual, encontros que abordam diversos assuntos relacionados a essa rica expressão cultural e ao universo feminino. 


As inscrições para as aulas de capoeira estão abertas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário. A atividade é oferecida três vezes na semana: segundas, quartas e sextas, sempre das 19h às 21h. As demais atividades são abertas ao público. 


O projeto é realizado pelo Arena Lutas, Bando Matilha Capoeira e conta com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC - DF) e do Ministério da Cultura.


Empoderamento e superação

De acordo com a idealizadora do projeto, Elisete Pereira, a ideia do Mulheres Fortes nasceu da necessidade de fortalecer o papel das mulheres na sociedade, destacando sua importância nas lutas cotidianas e na manutenção viva das tradições. 


“O Mulheres Fortes começou por uma necessidade de superação. Após a perda do meu filho mais velho, enfrentei uma profunda depressão. Quando consegui superar, entendi que poderia ajudar outras mulheres que passam por processos parecidos. O objetivo do projeto é atender essas pessoas oferecendo a capoeira como atividade de empoderamento, além de diálogos e, principalmente, o fortalecimento da autoestima”, explica a Coordenadora Geral do projeto. 


A arte-educadora Cigana, que integra a ação, complementa: “Somos mulheres que ajudam outras mulheres a enfrentar suas dores e se fortalecer. Juntas sempre seremos mais fortes”.


Segundo a professora de capoeira, Kekel, um importante e significativo pilar da iniciativa é a incorporação de novos e saudáveis hábitos. “Umas das metas que temos com a promoção das atividades e aulas de capoeira é que as alunas adquiram autoconfiança. Encorajamos as participantes a saírem da zona de conforto, desafiar barreiras e acreditar nas próprias capacidades”, finaliza.  


Encontros potentes

Os Diálogos de Paz, atividade que integra o Mulheres Fortes, são encontros temáticos que promovem discussões sobre questões de gênero, igualdade, justiça social e empoderamento feminino. Trata-se de momentos de troca de experiências fundamentais para criação de uma rede de apoio e fortalecimento entre as mulheres. Importantes e simbólicos nomes da capoeira do DF como Mestra Fernanda e Mestranda Catuaba estão confirmados para a atividade. 


Confira programação:

  • 17 de agosto;

  • 31 de agosto;

  • 14 de setembro;

  • 28 de setembro;

  • 12 de outubro;

  • 26 de outubro;

  • 9 de novembro.

Lives Temáticas


Encontros virtuais também compõem a programação. As lives temáticas abordam diversos assuntos relacionados às danças tradicionais da Capoeira (Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda), ao universo feminino e à cultura tradicional, permitindo a participação de um público mais amplo. Os bate-papos acontecem entre agosto e novembro na página do Arena Lutas, conforme a programação: 


  • 10 de agosto;

  • 24 de agosto;

  • 21 de setembro;

  • 5 de outubro;

  • 19 de outubro;

  • 16 de novembro.


O encerramento do Mulheres Fortes acontece em 23 de novembro, com o Batizado Arena Capoeira, um evento tradicional na capoeira, em que novas integrantes são batizadas e as mais experientes são graduadas, um reconhecimento de progressos e dedicação. A atividade final do projeto acontece no espaço do Arena Lutas.


Durante o batizado, cestas básicas serão distribuídas para mulheres que são arrimo de família. 


PROGRAME-SE

Mulheres Fortes 

Período: agosto a novembro de 2024.

Local: Associação Cultural Arena Lutas - Setor de Chácaras, Colônia Agrícola Riacho Fundo I, Kanegae, Chácara 29, Lote 15.

Inscrições aulas de capoeira:https://forms.gle/dvPPT1fwQLt6FUVW9

Comments


bottom of page