Diante do não comparecimento do síndico a uma reunião de condomínio onde Waldisney trabalha, o porteiro assume o controle da situação e o público vira os moradores do prédio. Uma das comédias de maior sucesso do Brasil chega para apresentação única e gratuita em Taguatinga!
O espetáculo “O Porteiro – A Comédia” chega ao SESI Taguatinga em julho. Com direção de Paulo Fontenelle, que também assina o texto, a montagem faz uma grande e divertida homenagem a todos os porteiros do país. Protagonizada por Alexandre Lino, a obra está prestes a estrear, também, em formato de filme nos cinemas do Brasil. O longa-metragem estreia no dia 31 de agosto de 2023.
“O Porteiro - A comédia” é uma peça de Teatro, construída a partir de histórias reais e já foi apresentada em mais de 50 cidades do Brasil, alcançando um público de mais 110 mil pessoas. Em São Paulo, a peça obteve reconhecido sucesso em 2018. Por sua atuação, Alexandre Lino teve seu trabalho indicado no Prêmio do Humor do Fábio Porchat e venceu no RJ o Prêmio FITA e Reconhecimento Popular. Fez temporada no DF em 2017 e se apresentou no Hospital Juscelino Kubitschek no DF para pacientes com uma ação inovadora: porteiros reais entraram de graça com suas famílias – o que garantiu lotação máxima na época.
Com muito humor nordestino, o texto foi montado a partir de depoimentos coletados em entrevistas a vários porteiros nordestinos que deixaram sua cidade natal em busca da realização de seus sonhos. O espetáculo, por essa razão, gerou uma grande empatia e uma relação de pertencimento do público e dos inúmeros porteiros que assistiram à peça em todo país.
Pode-se dizer que “O Porteiro” não é uma peça comum, é uma experiência interativa em que os espectadores são convidados a participar de um grande e divertido encontro de condôminos. A plateia são os moradores deste edifício. E em todas as apresentações a espontaneidade do público torna cada espetáculo totalmente diferente um do outro e uma grande festa acontece nesta reunião coordenada pelo Porteiro Waldisney.
Personagem “Porteiro” não é novidade para Lino, pois como migrante nordestino considera que esta é uma das possibilidades reais para aqueles que buscam uma chance na “cidade dos sonhos”. Mas se na realidade ele nunca exerceu esse ofício nas artes, está se tornando um especialista. Além da peça” O Porteiro”, Lino integrou o elenco da série “A Cara do pai”, da TV Globo, dando vida ao porteiro Gilmar, viveu outros em publicidade e no filme “Apaixonados”. E agora um filme para chamar de seu com grandes estrelas do humor.
“Por minha própria natureza e vocação, acho que já estava predestinado a viver esse personagem. Eu, artista nordestino, migrei para o Rio de Janeiro em busca da realização de meus sonhos. A minha bagagem carregava as mesmas expectativas, alegria e uma força que se iguala a de milhares de Porteiros. Quando escolhemos fazer a peça eu e o diretor/autor Paulo Fontenelle decidimos juntos que seria um reflexo da realidade. Fomos às ruas e à portaria de inúmeros prédios para ouvir os Porteiros e suas histórias de vida bem-humoradas e repletas de superação. Esse material foi mais do que suficiente para a criação da dramaturgia para o filme, para o espetáculo e para meu trabalho como ator. E ao contrário do senso comum, invisível não são as pessoas, invisíveis são suas histórias”, explica o intérprete.
O Porteiro Waldisney tem um humor ingênuo e para toda família e, agora, chega ao tradicional projeto Quarta Cênica prometendo encantar e divertir o público de Taguatinga e do DF, como um todo. A temporada 2023 do projeto do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) tem início em 6 de junho e segue até 22 de novembro, nas Quartas Culturais, com espetáculos de 20 artistas locais e 4 nacionais. A primeira edição trará uma atração nacional para convidados, abrindo o ano de espetáculos culturais.
Os espetáculos ocorrerão, de forma itinerante, na Sala Yara Amaral do Centro Cultural Sesi, localizado em Taguatinga Norte, e nas unidades do Sesi Gama, do Sesi/Senai Sobradinho, do Senai Gama, do Senai Taguatinga e no Sesi Saúde Central Park, localizado no Setor Comercial Norte, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto.
O projeto é uma ponte de diálogo do Sesi-DF com os artistas, os trabalhadores da indústria e a comunidade em geral.
“O PORTEIRO – A COMÉDIA” NO PROJETO QUARTA CÊNICA
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Comédia (adulto)
Entrada Gratuita
Mais informações: www.cineteatroproducoes.com.br e https://www.sesidfcultural.org.br/alexandre-lino/
O público poderá retirar* os ingressos* das Quartas Culturais nas centrais de atendimento do Sesi Taguatinga, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas.
*máximo de dois ingressos por pessoa (crianças até 3 anos não precisam de bilhete).
**A entrada é mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal, no dia do evento.
*** cobrança de taxa de R$ 2,00 por ingresso reservado pelo site.
QUEM FAZ
Texto e Direção: Paulo Fontenelle
Com: Alexandre Lino
Iluminação: Renato Machado
Cenário e Figurino: Karlla de Luca
Assistente de Direção: Rodrigo Salvadoretti
Preparação Corporal e voz: Paula Feitosa
Direção de Arte e Produção: Alexandre Lino
Produção Executiva: George Azevedo
Programação Visual: Guilherme Lopes Moura
Fotos: Janderson Pires
Produtora Executiva: George Azevedo
Produção Local DF: Suene Karim
Assessoria de Imprensa DF: Josuel Junior
Comments