RESIDÊNCIA DE MULHERES NO MUNDO DAS ARTES OFERECE ESPAÇO DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA NO DF
- Josuel Junior - Editoria
- há 2 dias
- 3 min de leitura
Residência de Mulheres no Mundo das Artes (R.E.M.M.A.R) oferece espaço de criação artística para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para a R.E.M.M.A.R estão abertas até o dia 20 de abril.

A Residência de Mulheres no Mundo das Artes - R.E.M.M.A.R selecionará 10 mulheres cis, transgênero e/ou travestis para participarem de um ciclo de ações formativas e criativas no universo das artes da cena. O projeto proporciona um ambiente de aprendizado e troca, com ênfase na vivência dialógica, diversa e intergeracional entre mulheres artistas com trajetórias e experiências distintas, reservando 6 vagas para egressas do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal e/ou sobreviventes do Sistema Prisional e 04 vagas de ampla concorrência.
A ação é voltada para mulheres artistas que sejam iniciantes, amadoras e/ou profissionais em diferentes linguagens, mas que queiram se lançar ou aprofundar no universo das artes da cena. Durante o projeto, as participantes terão acesso a oficinas de preparação corporal pela metodologia do Movimento Vital Expressivo - Sistema Rio Aberto e laboratórios de livre experimentação, criação e ensaios, culminando na montagem e circulação de um espetáculo cênico autoral com direção da atriz e diretora Fernanda Jacob.
A R.E.M.M.A.R é uma experiência pedagógica, artística e social de construção de saberes, contribuição na construção de redes de apoio afetivo e social e ampliação das possibilidades de inserção no mercado artístico para mulheres. Seus principais objetivos são oferecer a oportunidade de exploração e desenvolvimento de talentos artísticos, promovendo a convivência afetiva e inclusiva entre as participantes; e criar uma experiência de iniciação e qualificação profissionalizante nas artes da cena.
“É o projeto em que eu busco reunir minha experiência como profissional da socioeducação, educadora somática, produtora cultural e artista em diálogo criativo e colaborativo com outras mulheres, especialmente aquelas que enfrentaram desafios de uma vida marcada por trajetórias infracionais, mas que não se deixam limitar por elas, que se permitem acreditar em suas muitas potencialidades para se reinventarem, desenvolvendo seus talentos artísticos enquanto se conectam com outras mulheres em um ambiente acolhedor e transformador”, afirma a idealizadora, Juliana Arraes.
Para garantir as condições de permanência no projeto, as residentes receberão alimentação, transporte e hospedagem durante os finais de semana da residência, que ocorrerão quinzenalmente entre maio e novembro. Além disso, cada participante será remunerada com um valor total de R$3.675,00 (três mil seiscentos e setenta e cinco reais), dividido em sete parcelas de R$525,00 (quinhentos e vinte e cinco reais).
E as residentes egressas também receberão ao longo do projeto o acompanhamento individualizado de equipe técnica para o mapeamento de demandas e encaminhamento à redes de serviços, além de portfólio artístico profissional. O projeto ainda conta com a elaboração de um minidocumentário a ser realizado ao longo da residência, para ampliar o alcance do público sobre a experiência.
A R.E.M.M.A.R conta com o apoio dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e parcerias com a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), a Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF (SEJUS/DF), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS da Cidade Estrutural e o Projeto R.A.P - Ressocialização, Autonomia e Protagonismo.
As inscrições para a residência são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de abril, às 23h59, através de formulário online.
PROGRAME-SE
“R.E.M.M.A.R - Residência de Mulheres no Mundo das Artes”
Inscrições: 20 de abril de 2025, às 23h59
Formulário de inscrição: www.even3.com.br/inscrições_remmar
Realização: R.E.M.M.A.R; Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal Apoio: Espiral - Corpo, Música e Movimento I Projetos em Arte e Corporeidade
Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (FUNAP), o Projeto R.A.P - Ressocialização, Autonomia e Protagonismo, Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do DF
QUEM FAZ Idealização e produção executiva: Juliana Arraes
Assistência de produção: Elisa Matos
Gestão Financeira: Thais Tosi
Preparação corporal: Juliana Arraes
Direção cênica: Fernanda Jacob
Técnica de Iluminação: Manu Maia
Acompanhamento técnico em Assistência Social: Luana Souza
Assessoria de Imprensa e Comunicação: Bruna Abreu
Documentarista: Gabriele Fernanda de Abreu
Audiodescrição: Kleimara Kopavnick
Intérprete de Libras: Tatiana Elizabeth
Comments