O artista de Samambaia/DF usou o período de quarentena para treinar seu processo de criação de maquiagem cênica. As postagens fizeram sucesso entre artistas, fãs e seguidores nas redes sociais.
Samambaia Sul/DF, julho de 2020.
Em seu ateliê pessoal, Willy Costa certamente está criando mais alguma arte.... Na cabeça, mil pensamentos sobre coreografias, indumentárias e maquiagens cênicas das mais diversas linhas.
Willy é artista conhecido no Distrito Federal justamente por trabalhar em diferentes vertentes do segmento de arte e cultura. É ator, possui extensa pesquisa com a palhaçaria e comicidade e no universo junino (das quadrilhas estilizadas de São João) é figura sempre presente nas ligas e campeonatos locais e nacionais. É nesse setor que seu brilho chega forte, pois nas quadrilhas ele atua na criação de coreografias, na produção executiva e operacional, na criação de figurino, na caracterização dos bailarinos e na maquiagem cênica.
Desde 2007, o artista vem prestando serviço para diferentes empresas, companhias de dança/teatro e grupos de quadrilha junina. Suas criações já foram desenvolvidas em diferentes coletivos e obras, como:
· Nutra Teatro Espetáculo - “CANOA DE ENCANTOS”;
· Cia Teatral H2O, com o espetáculo “SANTO CIÇO”;
· Quadrilha Junina Arroxa o Nó, nos espetáculos “O CASAMENTO DE MATEUS E CATIRINA” e “O AUTO DO BOI NOSSO”;
· Estúdio TANZ “ Dança e Formação”, nos espetáculos “DEU RATO NA BIBLIOTECA” e “TIBUM TOC TOC UUUUUFA”;
· Escola da Dança Noara Beltrami, nos Espetáculos “QUEBRA NOZES”, “A BELA E A FERA”, “LA BAYADÈRE”, “A BELA ADORMECIDA”, “O LAGO DOS CISNES E SUÍTES”;
· Fábrica de Teatro, no espetáculo “VIDAS SECAS;
· Ballet Etude Seasons, no espetáculo “LA BAYADERE”.
A maquiagem, aliás, tem sido um exercício constante nesse período de isolamento social pelo qual o Brasil passa. Unindo o útil ao agradável, ele tem realizado alguns tutoriais e demonstrações de trabalho nas redes sociais. E o sucesso é inevitável. São muitos os acessos, comentários e likes em suas publicações semanais. Também pudera... As criações enchem mesmo os olhos de quem vê. Esmero profissional de altíssimo nível.
"No primeiro dia de quarentena e de isolamento social, fiquei muito chocado, como a maioria das pessoa. Então, quase duas semanas depois, passei a externalizar coisas que estavam me afligindo. Resolvi fazer a primeira maquiagem desse período de quarentena como forma de passar o tempo e tirar o tédio. Mas com o tempo e com algumas situações pessoais, vi que a maquiagem artística estava vindo de fato como forma de poetizar tudo isso que estamos vivendo, além de me manter o meu ofício como artista".
Willy tem todo um ritual antes de compartilhar suas criações na internet. Antes de se maquiar, respeita o período de criação. De acordo com ele, primeiro vem a ideia e a partir de suas inquietações, nasce o croqui. Ele joga as ideias para o papel em forma de desenho ou escrita e logo depois outros elementos surgem. "Se vejo a necessidade de criar um figurino, me jogo na frente da minha máquina de costura e, da minha forma, crio o figurino ou o adereço", comenta.
Só com essa pré-produção a maquiagem ganha forma. Ganha forma e ganha a rede! Suas criações geram muita curiosidade e muitos elogios de diferentes artistas e seguidores.
"O que mais me deixa contente, de fato, é ver a reposta dos meus seguidores, que me enchem de carinho e boas vibrações. Ora me elogiam, ora se impressionam com as caracterizações. Um fato é que antes da quarentena, somente artistas ou amigos próximos curtiam e comentavam minhas postagens. Agora, pessoas fora do meio das artes têm se aproximado cada vez mais. Como faço maquiagens do universo das drags, muitas dragqueens da cidade e de fora do país começaram a me seguir. Será que vai nascer uma nova DragQueen por ai?"
No mais, enquanto a quarentena está sendo necessária, a maquiagem tem sido para ele essa investigação pessoal e poética de muitas ansiedades criativas. Obviamente, novos desdobramentos surgem a partir da exposição de seus trabalhos na web. Em breve, Willy Costa abrirá um curso com 2 turmas de “Automaquiagem Artística” com base em sua experiência com Caracterização e Maquiagem. O curso será Online, de 2 a 3 vezes na semana, com carga horária de 4 horas.
Fique ligado nas redes do artista pra saber as datas. O Portal Conteúdo super recomenda, claro!
"Crio pra não pirar!
Crio pra dar vazão
a essas poéticas internas
Da isolação!"
https://bit.ly/métodosedicasparavoceseaperfeiçoarnamaquiagem
Olá tudo bem? Gostei muito do seu conteúdo. Imagine dominar todos os segredinhos da maquiagem e economizar milhares de reais com salão ou profissionais.
Imagine ainda, aplicar técnicas novas no seu negócio de maquiagem e atrair clientes interessadas e apaixonadas pelo seu trabalho!
Acesse o link abaixo!
https://bit.ly/métodosedicasparavoceseaperfeiçoarnamaquiagem